sábado, 19 de junho de 2010

O craque esquecido

Por Bruno Henrique Ferreira

Copa do Mundo é mesmo um universo à parte no Futebol, existem jogadores que nunca tiveram "futebol" suficiente pra vestir a camisa da seleção brasileira e foram campeões e outros grandes craques nem tiveram a oportunidade de disputar uma única Copa.

Não sei a sua opinião, mas acredito que a maior perda que o Brasil teve nestas duas últimas Copas, as de 2006 e de 2010, foi a não presença do meia Alex.

Alexsandro de Souza nasceu em 14 de setembro de 1977, um verdadeiro camisa 10 e foi sem dúvida o grande destaque pelos clubes em que passou, Coritiba, Palmeiras (duas passagens), Flamengo, Cruzeiro, Parma e desde 2005 defende as cores do Fernerbahçe da Turquia.

É triste e lamentável olhar para a seleção de Dunga e ver Kléberson, Julio Baptista e Josué na Copa e lembrar que Alex está em sua casa mais uma vez assistindo tudo pela TV. Não que esses jogadores não merecessem estar ali, mas e Alex, não teria sido injustiçado mais uma vez?

Na Turquia, Alex é o grande nome e capitão do Time, ovacionado na maioria das partidas pela torcida fanática do Clube, graças as suas jogadas geniais e aos gols que o levaram a ser o artilheiro do campeonato nesta última temporada.

Em 2003, após a conquista da tríplice coroa pelo Cruzeiro (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão) o meia foi eleito o melhor jogador do país e em 2006 foi eleito pela FIFA o 20º melhor jogador do Mundo, já quando atuava na Turquia.

Veja os principais lances e gols do craque: http://www.youtube.com/watch?v=r7wUmiv5lbk&feature=related

Pela seleção brasileira olímpica e principal, Alex disputou 60 jogos e marcou 20 gols, levantando inclusive, como capitão, a taça da Copa América de 2004. 
Um dos gols mais incríveis que já vi, foi dele, Alex, em uma partida contra o São Paulo em pleno Morumbi quando vestia a camisa do Palmeiras.

Quem não se recorda do chapéu nos dois zagueiros do tricolor com um toque só e do lençol em cima de Rogério Ceni antes de estufar as redes? Gol de placa!

Reveja o gol com a narração de Rogério Silvério: http://www.youtube.com/watch?v=jdp2qzVGaDc

Principais títulos de Alex: Copa Mercosul (Palmeiras-98), Copa do Brasil (Palmeiras-98 e Cruzeiro-2003), Taça Libertadores (Palmeiras-99), Torneio Rio-SP (Palmeiras-200), Campeonato Mineiro (Cruzeiro-2003), Campeonato Brasileiro (Cruzeiro-2003) e Liga Nacional turca (Fenerbahçe-2005). Pela seleção brasileira:Torneio Toloun (Sub-20-1996), Pré-Olímpico (2000). Copa América (99 e 2004).

Até essa parada para a Copa do Mundo, Alex em toda a sua carreira disputou 831 partidas, marcou 325 gols e fez 260 assistências.

As torcidas de Palmeiras e Cruzeiro sentem a sua falta, mas a seleção brasileira e o bom futebol, o futebol arte, fica vago da presença de um grande craque. Talvez ele tenha nascido na época errada, vivendo na era do futebol da força, das retrancas, da disciplina tática, da marcação, do resultado sem graça.

Se fosse em outros tempos certamente tudo seria diferente.

O capitão Alex levanta a taça de campeão da Copa América de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário