domingo, 20 de junho de 2010

Agora vai! - Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

Por Bruno Henrique Ferreira

Com dois gols de Luis Fabiano e um de Elano, a seleção brasileira jogou melhor do que na partida de estréia, venceu os marfinenses e conquistou a classificação antecipada para as oitavas-de-final da Copa do Mundo.

No Soccer City, em Joanesburgo, palco da final do Mundial, os “elefantes africanos” viraram verdadeiros “cavalos” em campo, distribuíram pontapés e esqueceram de jogar futebol. Com exceção à Drogba que fez um gol na partida, após mais uma falta de atenção da defesa brasileira.

Neste jogo, Kaká recebeu uma forte marcação, ficou irritado e acabou sendo expulso injustamente no final da partida, desfalcando assim, o Brasil contra Portugal. Mas apesar disso, segundo o departamento médico da seleção, ele estará em sua melhor forma física nas oitavas-de-final.

Como diriam os argentinos: Com “La Mano de Dios” (a mão de Deus), Luis Fabiano desencanta após seis partidas sem marcar, foi eleito o melhor jogador em campo e entrou na briga pela artilharia da competição.

Elano fez mais uma boa partida e conseguiu fazer seu segundo gol nesta Copa, mas acabou sendo substituído e retirado de campo carregado após uma violenta entrada desleal do jogador marfinense.

Maicon, Lúcio e Robinho também fizeram novamente uma boa atuação no jogo, mas destaco a grande atuação de Gilberto Silva, que para mim, foi um dos jogadores mais importantes em campo. Dúvida se iria jogar ou não momentos antes da partida, atuou muito bem, consistente na marcação e fazendo bons lançamentos em profundidade para os dois laterais, que infelizmente não souberam aproveitar.

Assim que começou a transmissão pela TV, vi a formação tática da Costa do Marfim, um 4-5-1, aí pensei: O que leva uma seleção à se preparar durante quatro anos para poder se classificar e disputar a competição mais importante do mundo, e quando chega a hora de entrar em campo e buscar um resultado positivo, um dos técnicos mais covardes que já vi, coloca o time todo na defesa?

O Suéco Sven-Göran Eriksson, técnico da Costa do Marfim, não tem boas lembranças do Brasil, quando comandava a Inglaterra nas quartas-de-final em 2002, caiu diante da seleção do técnico Luis Felipe Scolari.

Na época, os ingleses abriram o placar com Michael Owen e ao invés de buscar o segundo gol e matar o jogo, o treinador recuou sua equipe para garantir o resultado, mas acabou chamando a seleção de Rivaldo e dos Ronaldinhos para o ataque. Ai foi um desastre para eles, Brasil 2 x 1 de virada.
Reveja os gols: http://www.youtube.com/watch?v=rF376rCTfGw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OfNbHeAJdXw

A seleção brasileira enfrenta agora o seleção de Portugal em busca de mais uma vitória, para passar confiança de vez à todos que questionam essa seleção. E ao Maradona, se prepare Hermano nos encontraremos em breve.

Jogadores brasileiros comemoram o primeiro gol de Luis Fabiano

2 comentários: