domingo, 17 de abril de 2011

O "deus da raça"

Por Bruno Henrique Ferreira

Você que tem entre 18 e 25 anos talvez não deva conhecer, mas quando vinha uma bola lançada na área do Flamengo, enquanto todo mundo ameaçava aquele chutão, surgia um “louco” mergulhando rente ao chão e cortando de cabeça a bola e aliviando a torcida que aplaudia e aplaude até hoje. Ele, Rondinelli, o “deus da raça”.
Rondinelli - "deus da raça"

Antônio José Rondinelli Tobias foi e ainda é ídolo do Flamengo. Nasceu no dia 26 de abril de 1954 na cidade de São José do Rio Pardo (SP). Jogou no rubro-negro carioca de 1974 a 1981. Foi um dos jogadores mais raçudos e que mais vibravam dentro de campo. Um zagueiro que não tinha vergonha nem medo de sujar o uniforme, de se ralar todo ou até mesmo de levar um “pontapé” na cabeça quando jogava naquele time incrível do Flamengo, com Zico, Junior, Nunes, Jorge Mendonça, Andrade e companhia. Rondinelli jogava "feio" quando era preciso, mas não pensava duas vezes em ir para área e bancar o atacante, como foi o caso do gol de cabeça que deu o título à Gávea do campeonato carioca de 1978 contra o Vasco.
Com a camisa rubro-negra, Rondinelli jogou 396 partidas, foram 242 vitórias, 100 empates e apenas 54 derrotas. Marcou também 14 gols. Rondinelli tem uma escolhinha no Rio de Janeiro chamada “deus da raça” que busca encontrar novos craques ou novos beques como ele. Ele se aventurou também na carreira de técnico, mas não teve oportunidades nem resultados expressivos para dirigir um grande clube. Rondinelli passou longe de ser um craque "badalado" pela mídia ou uma das contratações milionárias do futebol, mas também nem precisou disso para se tornar um sinônimo de raça e um mito do futebol.
Um dos times incríveis do Flamengo com Rondinelli, Junior e Zico


Títulos de Rondinelli:
Flamengo

Campeonato Carioca: 1974, 1978, 1979
Taça Guanabara: 1978, 1979, 1980
Troféu Ramón de Carranza: 1979, 1980
Campeonato Brasileiro: 1980
Taça Libertadores da América: 1981

3º Lugar da Copa América com a seleção Brasileira.



Veja o lance do gol de Rondinelli pelo Globo Esporte da época: http://www.youtube.com/watch?v=Dl6kzc2bVGo

Nenhum comentário:

Postar um comentário