sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Vem aí o Paulistão 2011

Por Bruno Henrique Ferreira

Chegou a hora de tirar aquela camiseta do seu time que já acumulava poeira no armário, porque estenderam o tapete verde da paixão nacional. Neste final de semana o árbitro apita e a Bola rola, dando início ao Paulistão 2011. O Atual campeão, Santos, vai até Lins enfrentar o Linense que volta à elite do campeonato paulista após 53 anos. Para muitos, um campeonato importante e de tradição, para outros, uma competição que já não tem mais o mesmo brilho de antes. Pelo ponto de vista de que as próprias equipes que disputam a Libertadores e a Copa do Brasil dão prioridades para estas competições.
Apesar de todas as novidades da arbitragem para este torneio, ainda é necessário lembrar que a categoria deve ser mais valorizada, assim como é feito na Europa, lá, o profissional tem mais tempo para se dedicar a sua profissão que é devidamente regulamentada. No Brasil não, aqui o árbitro precisa dividir o seu tempo com sua profissão de origem. Eu me questiono, o que será que vai acontecer com seis árbitros em uma partida? Vão diminuir os erros durante os jogos ou irão ser motivos de piada e de chacota? Vamos aguardar...
Uma coisa é certa, este campeonato é a alegria das cidades do interior. É visível a alegria nas ruas dos torcedores nos dias de jogos, que poderão ver de pertinho os seus ídolos. A preparação dos times grandes foi bem curta, comparada com o tempo que as equipes pequenas tiveram para suas pré-temporadas. É difícil apontar um favorito nesse momento, mas acredito que o Santos de Neymar, Ganso, Elano e Cia, mesmo dando prioridade para a Libertadores, é um grande candidato a mais um título. Palmeiras e São Paulo, ambos que não disputarão o torneio continental, também entram forte na briga. No Corinthians, é nítida a preocupação, tanto dos atletas quanto dos torcedores para conquistar esse título inédito, da Taça Libertadores da América, já que o clube está no 100º ano de sua história.

Maiores campeões:
(Títulos)

Corinthians 26
Palmeiras 22
São Paulo 21
Santos 18
Portuguesa 3